segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Nossas origens e manifestações

Cultura goiatubense

Com a criação do município de Goiatuba, surgida da aglomeração de casas à beira do Córrego Bananeiras. Pessoas vindas principalmente de Minas Gerais e São Paulo, cada um trouxe consigo a cultura das suas regiões de origem. A grande variedade de conhecimentos de cada um. O conjunto desses conhecimentos e manifestações resulta no que chamamos de Cultura.
Assim herdamos e temos a oferecer  meios para o desenvolvimento cultural como: bibliotecas, jornais, revistas variadas, ruas de lazer, lan house, para acessar internet. Mensalmente circulam jornais publicados em nossa cidade “O Bandeirante” e “Goiás Interior.” Periodicamente também circula outros jornais “Folha de notícia”, “Jornal Cidade” editados em cidade vizinhas, nos quais trazem notícias de nosso município. Opera na cede municipal emissoras de rádio AM e FM. E com o objetivo de resgatar, preservar e difundir o patrimônio cultural, funciona no Centro de Educação Artística Dr. Laudelino Gomes de Almeida o mine-museu Manoel Gabinatti tendo como parceiro o Movimento Cultural Terrajóia (uma ONG) que é detentora de fotos, documentos e objetos históricos.

As manifestações artísticas e culturais
As festas, músicas e danças, entre outras coisas fazem parte do folclore do município e região. Algumas manifestações culturais se tornaram tradição em nosso município tais como: O Carnatuba (carnaval popular da feira coberta), a festa de Exposição Agropecuária desde 1.970 (Hoje Expoagro), festas religiosas, a mais antiga da cidade ( desde 1892) do Padroeiro de São Sebastião, de São Francisco de Assis, Nossa Senhora Aparecida, Santíssima Trindade, Rainha da Paz. No Distrito de Marcianópolis a festa de Santa Rita de Cássia, no Aglomerado de Santo Antônio realiza-se a festa de Santo Antônio, no Aglomerado da Venda Seca a festa de São João, etc.
As folias de Reis também são bastante populares em alguns bairros da cidade e zona rural. Muitas festas ainda conservam as suas características originais, outras foram adaptadas. Uma vez no ano as escolas municipais e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizam o “MOMENTO CULTURAL”  onde é apresentado uma diversidade de assuntos artístico-culturais. As festividades juninas também são promovidas pelas escolas no município, como também por grupos voluntários da comunidade que trabalham o folclore. A semana da cultura, que abre oportunidade para os artistas da cidade com exposição de suas obras e apresentações artísticas.
"Observa-se que a distância que separa o brasileiro das atividades culturais não é determinada principalmente pelo alto preço cobrado pelos ingressos ou livros, como muitos imaginam. A maior parcela de culpa vai para a falta de hábito associada ao pouco interesse ou apreço por esses programas. E isso afeta todas as faixas sociais, inclusive a elite, representada pelas classes A e B. Por isso mesmo, a maioria da população não tem a menor intenção de mudar de atitude”. (marinho)

Nenhum comentário: